PDF é a abreviatura de Portable Document Format (formato de documento portátil). Ele é um formato desenvolvido para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional. Desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, o PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). Documentos no formato PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios. Também podem ser assinados eletronicamente e são muito utilizados ultimamente na distribuição de conteúdos digitais no formato de um e-book.

É possível gerar arquivos em formato PDF a partir de vários documentos, como o ODF (do LibreOffice) ou o DOC (do Microsoft Word) além de imagens, como JPEG e PNG. No entanto, a qualidade do foco gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, varia de acordo com o formato do arquivo matriz do qual o PDF foi criado. Portanto, fique atento na escolha do formato adequado aos seus objetivos. Você deverá levar em conta os objetivos do documento, seja ele para impressão ou distribuição digital através de um e-book. Ao gerar seus arquivos em formato PDF, tenha certeza de que seu arquivo PDF atende aos padrões ISO 32000 para transmissão de documentos eletrônicos, como PDF/A para arquivos, PDF/E para engenharia e PDF/X para impressão.

Softwares gratuitos:

  • LibreOffice (suíte de produtividade com planilha, editor de texto e apresentação)
  • OpenOffice (suíte de produtividade com planilha, editor de texto e apresentação)
  • Scribus (editoração eletrônica)
  • InkScape (desenho vetorial)